It: Uma Obra Prima do Medo (1990)

Drama, Fantasia, Terror, Mistério, Suspense | 192 min
Avaliação:
8/10
8

História do filme

Derry, no Maine, é uma pacata cidade que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como “A Coisa”. Suas vítimas eram crianças, sendo palhaços presos apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise. Com esta forma ele reaparece, 30 anos depois. Quem sente sua presença é Michael Hanlon (Tim Reid), um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier (Harry Anderson), Eddie Kaspbrak (Dennis Christopher), Stanley Uris (Richard Masur), Beverly Marsh Rogan (Annette O’Toole), Ben Hanscom (John Ritter) e William Denbrough (Richard Thomas), pois todos os sete quando jovens, viram “A Coisa” e juraram combatê-la, caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas.

Trailers e Vídeos

Avaliações ( 1 )

  • Henrique Nunes 31 / 08 / 2017 Resposta

    A adaptação It: Uma Obra Prima do Medo (It, 1990), baseada no livro A Coisa de Stephen King, trata exatamente do que sugere o subtítulo brasileiro do filme televisivo de 1990, o medo. Ao visitar a infância de sete adultos mal resolvidos, percebe-se que os temores da vida real podem ser mais assustadores do que os monstros de contos de terror. Distantes por 30 anos dos transtornos que viveram em sua cidade natal, este grupo de sete amigos volta a ser perseguido por Pennywise (Tim Curry), uma assombração que assume a forma dos medos mais íntimos de cada uma dessas pessoas, incluindo a aparência do palhaço sinistro, figura que se tornou a marca do filme. A narrativa é dividida em duas partes, a primeira em que presenciamos o bullying e as dificuldades familiares desses personagens durante sua infância, e a segunda em que eles são obrigados a lidar com os problemas que resolveram esquecer para conseguir seguir em frente com suas vidas. It foca-se em como os medos podem consumir pessoas e qual a importância da presença de amigos para superá-los.

    É interessante observar como a relação entre o medo e a amizade são retratados no filme. Dentre vários momentos, dois se destacam pelo modo que retratam este elo. Na cena em que Beverly (Emily Perkins) é banhada pelo sangue que explode de um balão na pia de seu banheiro, cômodo de um ambiente hostil para menina que sofre agressões domésticas, a sujeira é invisível para o pai da garota, mas é vista pelos amigos que compartilham de seu sofrimento. O fato do pai não ver o sangue é porque este é o agressor da garota e não considera um problema sua forma de correção. Ao tentar limpar o banheiro sozinha, ela não consegue faze-lo. Seus colegas, com quem ela compartilha a violência que vive, por sentirem compaixão, conseguem enxergar a bagunça e somente com eles ela é capaz de limpar as manchas de sangue no banheiro. Já Stanley (Richard Masur) é uma vítima que após encarar seu medo de frente na infância, enquanto se perdeu de seus amigos no esgoto, foi marcado para sempre. O distanciamento de seus companheiros depois de adulto, fez com que ele fosse consumido por esse mau quando ele volta à tona, fazendo com que Stanley tirasse a própria vida.

    O terror vivenciado por essas sete crianças surge como a figura do palhaço assassino no filme. Pennywise denomina-se “o devorador de mundos e de crianças”. Por “mundos” entende-se suas vidas. As crianças são seus alvos preferidos, por serem psicologicamente frágeis (isso justifica sua representação como um palhaço, personagem atrativo para maioria delas). Quando os traumas de infância não são tratados, as pessoas os levam para a vida adulta. Em It: Uma Obra Prima do Medo, o encontro com Pennywise, figura que representa seus temores, resultou na formação psicológica dos amigos. A forma com que resolveram lidar com essas questões foi esquece-las, que foi bom até certo ponto. O menino gago que tinha dificuldade com as palavras torna-se um escritor, o gordinho rejeitado vira um galã mulherengo, a feiosa da escola transforma-se em uma designer de moda de sucesso. Mas quando o que ficou mal resolvido volta, eles são obrigados a encarar suas dificuldades novamente. Nesta versão macabra de Conta Comigo (Rob Reiner, 1986), a importância da amizade é a mensagem do filme. Quando o mau se aproxima, os amigos se unem novamente e provam a importância de ter pessoas por perto nos momentos de obscuridade. It: Uma Obra Prima do Medo é uma excelente dica para quem gosta de filmes de terror interpretativos, em que o monstro mais perigoso é aquele que está dentro de nós mesmos.

    8 / 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

x